A Sociedade dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio preto, foi fundada em 22 de abril de 1953 com personalidade jurídica e declarada entidade de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 1513 de 09/12 de 1970.
Como começou?
A história da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto começou quando o arquiteto Romeu Patriani reuniu engenheiros na sede da Associação Rural, hoje Sindicato Rural. Era 22 de abril de 1953.
Fundada com personalidade jurídica, a entidade nasceu com a finalidade de unir e defender a classe da Engenharia. Foi declarada como de Utilidade Pública pela Lei Municipal nº 1513 de 09 de dezembro de 1970.
Em 15 de abril de 1971, o prefeito Adail Vetorazzo doou um terreno de 5.600 metros quadrados na Rua Raul Silva 1417, Nova Redentora, para a construção da sede da Sociedade dos Engenheiros.
A entidade funcionou com sede provisória até 1974 em cima do Cine Rio Preto, na Praça Rui Barbosa, ocasião em que foi instalada a Inspetoria do CREA em São José do Rio Preto. Em 1974, foi lançada a Pedra Fundamental e em 13/12/75 foi inaugurada a nova sede com a presença do presidente CREA, do prefeito Wilson Romano Calil e do padre Angelo Beloro que rezou uma missa. Com a mudança do Código Civil, através da Lei Federal 10.406 de janeiro de 2002, e registrada em
maio de 2004, a Sociedade dos Engenheiros passou a ser denominada Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São José do Rio Preto.
Atualmente, a associação disponibiliza aos seus sócios toda a estrutura da sede: piscinas, quadra de tênis, quadra de futebol, campo de futebol, quiosques e outros atrativos.
O Departamento Social é responsável por vários eventos tradicionais, sendo que alguns fazem parte do calendário anual como: Festa da Mamma, Festa Junina, Festa dos Anos 60, Festa dos Agrônomos e Jantar do Engenheiro.
Na área cultural a programação também é intensa com cursos, palestras e worshops mensais, com destaque para as Semanas de Engenharia e Agronomia.
Como uma entidade revestida de caráter público, a associação integra várias comissões, prestando consultoria técnica e emitindo pareceres que apresentam soluções para problemas que atrasam ou prejudicam o desenvolvimento sustentável do município e a melhoria na qualidade de vida dos rio-pretenses.